Ticker

6/recent/ticker-posts

OpenSuse 11.0 (release)



A primeira versão do SUSE Linux — uma distribuição de código aberto desenvolvida inteiramente pela empresa conhecida como SUSE — desembarcou em 1994. Em 2005, a Novell adquiriu a SUSE e, posteriormente, anunciou planos para abrir seu processo de desenvolvimento para o envolvimento da comunidade. Lançado em outubro de 2005, SUSE Linux 10.0 foi a primeira versão do SUSE a ser lançada como beta tester para o público. A versão 10.3, já renomeada para openSUSE, foi lançada em outubro de 2007.

A versão Linux comercial da Novell, o Suse Enterprise Linux (SEL), é baseada no openSUSE. Analisei o release candidate do openSUSE 11.0 de perto antes de seu lançamento final.

O que vem dentro?

O openSUSE 11.0 inclui o kernel padrão 2.6.25.4-8, assim como os desktops Gnome 2.22 ou KDE 4, o Firefox 3 (beta 5) e a versão 2.4.0 do OpenOffice. O GIMP 2.4.5 não é padrão na instalação, mas está incluído, bem como os clientes de email Evolution, o gerenciador de tarefas Task, o software Ekiga (para uso de VoIP ou outras aplicações similares) e o cliente de mensagens instantâneas Pidgin.

Leia mais...


Baixei recentemente, dei uma olhada numa VM e por coincidência, vamos utilizar ele num novo Server. Por isso, achei muito bacana esse release. Vale a pena dar uma conferida. ;)

Referência: LinuxMagazine

Postar um comentário

0 Comentários