Ticker

6/recent/ticker-posts

3g, minhas impressões

Saudações.

Bom, quero relatar minhas impressões com a tecnologia 3g.

A história:
Mudei recentemente e num primeiro momento, não havia disponibilidade de banda larga (Speedy), no novo endereço. Pra não ficar totalmente off, passei a usar um modem 3g da Claro, que é de utilização do plantão da Empresa onde trabalho.
Como já previa tal situação, antes da mudança, preparei o terreno pra utilização do pequenino.

A configuração:
Era preciso um discador (Ubuntu 8.04). Então, fiz:

sudo aptitude install wvdial

Era provável, que fosse preciso a instalação dos drivers do modem, mas por aqui, não houve necessidade, então apenas mandei discar, usando o comando:

wvdial --config /etc/wvdial-huawei.conf

Uma situação que ocorria era a demora pra resolver DNS, então eu adicionava alguns alternativos no resolv.conf:

sudo echo nameserver 208.67.222.222 > /etc/resolv.conf && sudo echo nameserver 208.67.220.220 >> /etc/resolv.conf

Algumas vezes, eu entrava no resolv.conf e apagava o da Claro, outras vezes, não.

As impressões:
Bem, foram péssimas. O problema? Sinal. Onde estou morando, o sinal de celular é muito fraco. Tenho:
Oi - fica no limite.
Vivo - é o melhor, mas fica na metade.
Claro, é o pior, raramente, funciona.

E, obviamente, como a conexão 3g se baseia no acesso via rede celular, se não há rede celular razoável, não tem acordo.

O modem tem um led, que fica azul, quando está conectado a 3g e verde, quando não. Por aqui, raramente ele ficou azul, e mesmo quando ficava, era porque queria, já que não chegava perto de 1mb (velocidade nominal do 3g, do nosso plano). O máximo que conseguia era taxas de 5 a 10kbps.
Na Empresa, ou mesmo na Pós, cheguei a testar e funcionava bem rápido (sempre azul), já que esses
locais, possuem grande cobertura da Claro. O bizarro é que sempre se conectavam a 7mb (ah se fosse!).











(Não, não é o que eu usava, já que por aqui, ele quase nunca ficava azul) =/

Finalizando:
Pra encerrar, digo que não é de todo ruim e que pode ajudar em certas situações. Principalmente, quando não há banda larga na região, mas que o sinal de celular, seja bom. Se não, é passar raiva. Até porque, os valores, não são convidativos.

No Ubuntu 8.10, existe um sistema de acesso fácil a configurações de conexão móvel.

>> System, Preferences, Network Configuration, Mobile Broadband

Bem, é isso. Apenas um relato do que passei (sim, no passado), já que consegui minha banda larga de volta. \o/

Ah, e temos um tópico sobre o assunto aqui.
[]'s

Referências:
gutocarvalho

Postar um comentário

0 Comentários