Ticker

6/recent/ticker-posts

Indicação de software (ripar DVD)

Olá.
Segue um artigo/resumo muito bom a respeito do software HandBrake, que o Sr. Aloizio Zottarelli enviou pra gente:


Sr. Neves

Software indicado

Se você procura um Ripador de DVD com excelente qualidade e com facilidade de uso, este é um software indicado, HandBrake multiplataforma, aqui http://handbrake.fr/ , para o Linux tem um pacote .DEB (GTK GUI Ubuntu 8.10 x86 Binaries), possui grande documentação e está disponível em Inglês, mas, toda notificação que o software faz pode ser copiada e colada num tradutor de sua preferencia, já testei e o resultado na qualidade foi surpreendente.
Entenda que o tamanho final do filme e a velocidade de transcodificação irá depender de sua habilidade de escolha "qualidade x tamanho" do filme, (Mega Bits x Bitrate)
Este software dispõe de cálculos automáticos embutido, isso quer dizer que ele faz a melhor escolha por você, apenas escolhendo uma das 3 opções disponíveis, Converte também para arquivos de MP4 para telemóveis.
Obs: Você não tem como saber do tamanho do vídeo ripado antes do término da operação se escolher Bitrate de boa qualidade, para isso a melhor opção é pelo tamanho final desejado do filme,

por padrão ele já vem configurado em 700MB, o software escolherá o melhor valor do bitrate para o tamanho escolhido. Nos meus experimentos com um DVD de 7.7GB com a opção de bitrate de 1500kbps gerou um DVD de 1.7GB, portanto uma boa qualidade, no entanto um pouco grande para armazenar no PC e o mesmo DVD com escolha pelo tamanho de 700MB o bitrate caiu para 760kbps, portanto a qualidade também caiu, mas em compensação o DVD gerado ficou com 687.9MB. Pode-se escolher a opção pela barra deslizante de qualidade e o software irá automaticamente escolher o tamanho e o bitrate ideal para aquele valor de qualidade, mas em compensação você não saberá o tamanho final do DVD.

Resultado do teste de decodificação usando apenas a opção de qualidade pela barra deslizante, o tamanho final e o tempo (dependendo do PC) de codificação vai depender do tamanho do DVD original.

DVD: 7.7GB = O Jardineiro Fiel de Fernandes Meirelles
Contêiner: AVI
Vídeo codec: Mpeg4-Xvid
Áudio codec: AC-3

Framerate: 29.97 (NTSC Vídeo)
Qualidade = 80% codificou em 01:13hs. Resultado: 1.2 GB
Qualidade = 68% codificou em 01:06hs. Resultado: 892.4 MB

Qualidade = 64.7% codificou em 01:16hs. Resultado: 860.8 MB

Com isso dá para ter uma base para futuras ripagens. Os melhores valores estão entre 68% e 97%


É isso aí!
Obrigado ao Sr. Aloizio e a todos que escrevem pra gente com dicas, dúvidas, etc.
Um grande abraço.

Postar um comentário

5 Comentários

Unknown disse…
Eu gostaria de saber onde encontrar um software que faça a conversão de arquivos .avi para DVD, assim como outras extensões, pois tenho que usar o windows para tal tarefa!
Aguardo por aqui essa dica!
[ ]s.
Unknown disse…
Mulatinho.
Não sei qual sistema você usa, para o Ubuntu vá em Adicionar/Remover aplicações e procure por WinFF ou DeVeDe e experimente, são fáceis de usar e estão em Português.
-WinFF converte filmes ou áudio em vários formatos.
-DeVeDe converte filmes em vários formatos e de fácil utilização com a vantagem de no final da conversão ter uma imagem de disco pronta para ser gravada.
Unknown disse…
Valeu, bruninha!! Thaks, [ ]s
Phoenix disse…
Bem, honestamente, há tempos não me aventuro nas conversões.
Mas vale a grande dica da Bruninha. =)

[]s
Unknown disse…
É,....eu já sabia do Devede desde que comecei pelo Festy 7.04, mas o bixinho é muito devagar e esperava que existisse outromais rápido. O jeito mesmo foi ficar com o WinAvi ou ConverteToXDVD pelo windows, já que são bem rápidos na conversão, que é uma pena para o Linux, ainda!!

Gde abraço,

Evandro Mulatinho.