Ticker

6/recent/ticker-posts

Proxy

Olá.

Estarei iniciando um 'mini-curso' (entre aspas, porque não chega a tanto), de um sistema de proxy. Esse servidor pode (e deve) ser virtualizado. Terá (ou não) sistema de autenticação direta, além de uma completa e extremamente funcional, saída de relatórios.

Nesse primeiro bate-papo (acho melhor que chamar de aula), estarei instalando o server propriamente dito. Instalem o da sua preferência, mas por aqui, irei basear os passos num Ubuntu Server 8.04 (por ser a versão com suporte extendido, além de já utilizá-lo em produção), dentro do VMware Server 2 (dúvidas a respeito do VM, consultem seu buscador preferido ou MPL/VMWare).

De hardware teremos: 10gb de disco (sem utilização inicial total), 256mb de memória, quantidade de processador a vontade (aqui deixei com 2), rede brigde, cdrom e sem floppy.

A instalação segue o básico, sem novidade. Na hora de escolher recursos, não costumo habilitar nada (se precisar, instalo posteriormente).

Após a instalação e o reboot inicial, resolvam a pendência do vmtools, que é importante para um melhor desempenho, além das atualizações do próprio SO.

No próximo contato, iniciaremos os preparativos para o proxy.
[]s

Postar um comentário

0 Comentários