Ticker

6/recent/ticker-posts

Canonical libera Ubuntu 10.10 Beta

A Canonical anunciou o lançamento da versão 10.10 Beta do Ubuntu, codinome "Maverick Meerkat". Esta versão beta será a única a ser lançada antes do lançamento da versão Release Candidate prevista para 30 de setembro.

O Ubuntu 10.10 Beta é baseado no kernel Linux versão 2.6.35-19.28 e 2.31 do ambiente desktop GNOME. Outras mudanças incluem controles de reprodução de música novos e vários pacotes atualizados , inclusive o ainda não lançado Firefox 3.6.9 do navegador web.

O Maverick Meerkat terá o Shotwell substituído pelo F-Spot e inclui também a versão 2.30.2 do cliente de email Evolution, que opera muito mais rápido que a versão incluída com na versão anterior do Ubuntu. O Gwibber foi atualizado para trabalhar com novo sistema de autenticação do Twitter "OAuth-only". O suporte para a instalação do sistema de arquivos btrfs está disponível, mas exige que o /boot esteja configurado com um sistema de arquivo diferente. Na próxima semana é esperado que a Central de Programas do Ubuntu, que agora oferece aos usuários a categoria "Destaque" e "O que há de novo" e um histórico de softwares que foram instalados ou removidos, estará também oferecendo determinados produtos para venda.

As outras variantes do Ubuntu também foram lançadas como betas, com o Ubuntu Netbook Edition funcionando agora com um desktop padrão Kubuntu, oferecendo uma única imagem de desktop para netbooks que instala o desktop Plasma apropriado de acordo com o tamanho da tela.

Os desenvolvedores lembram que os usuários, como acontece com todas as versões de desenvolvimento, utilizem essa versão Beta em ambientes de testes, pois seu uso em ambientes de produção não é aconselhável. No entanto, os usuários testando a versão são encorajados a fornecer feedback e relatório de todos os erros que encontrarem, para auxiliar nas melhorias do sistema.

Mais detalhes sobre o lançamento, incluindo uma lista dos problemas conhecidos, pode ser encontrada no anúncio de lançamento oficial e nas notas de lançamento. Uma lista de recursos planejados e as mudanças para a versão 10,10 do Ubuntu está disponível no Blueprints para Maverick. O Ubuntu 10.10 Beta está disponível para download a partir do web site do projeto. Usuários atualmente rodando Ubuntu 10.04 LTS em um sistema desktop poderão atualizar o sistema pressionando a tecla Alt + F2 e digitando update-manager-d na caixa de comando.

A versão estável final do Maverick Meerkat está programada para ser lançada em 10 de outubro de 2010 (10/10/10). A próxima versões prevista do Ubuntu será a versão 11.04 "Natty Narwhal", programado para lançamento em abril de 2011. A última versão estável do Ubuntu é a versão 10.04.1 LTS , codinome "Lucid Lynx", lançada em meados de agosto.

Fonte: H-Online, em inglês / Linux New Media

Postar um comentário

0 Comentários