Ticker

6/recent/ticker-posts

Compartilhar a Internet no Linux

Ola! Dica rápida para quem quer compartilhar a Web no Linux.




Digamos que você possui uma estrutura como a indicada acima: Sua máquina Linux possui duas placas de rede: em uma delas você se conecta com a Internet (com um modem direto, em modo Bridge, por exemplo) e na outra você se conecta com o roteador de sua rede (que fornece acesso a outras máquinas via lan ou wan).

A pergunta e: como compartilhar a Internet no linux?  Como fazer com que as máquinas conectadas ao roteador consigam acessar a Internet que está conectada diretamente ao Linux?


Me deparei com esse problema hoje e como demorei um pouco para encontrar a resposta, deixarei aqui diretivas de como fazer isso no Ubuntu. 


1 - Configure primeiro sua placa de rede que ira acessar o modem.   

Clique nos Menus:  System > Administration > Network Tools.

Em Network Device coloque sua interface aonde esta o modem (no meu caso é eth0) e clique em Configure.

Na janela Network Connections, selecione a Auto eth0 e clique em Edit


Na guia IPV4 Settings, você pode ajustar manualmente o IP, ou deixar via DHCP. 

Leia o manual do seu Modem para descobrir como proceder.  Aqui eu deixei automático, via DHCP.  Meu modem (HUAWEI - GVT) assume o endereco 192.168.1.1 e passa para minha placa o endereço 192.168.1.2


2) Configure a placa que ira acessar o roteador.

Volte a janela Network Tools.  Selecione a outra interface (aquela que está conectada ao roteador).  Aqui é a interface eth2. Clique em Configure.

Na janela Network Connections, selecione a Auto eth2 e clique em Edit

Eu precisarei colocar um endereco manual, porque em meu roteador nao posso configurar um gateway externo.  Caso esse não seja o seu caso, ou seja, nas opções do seu roteador você conseguir informar qual sera o IP da maquina com a Internet, essa configuracao podera ficar em DHCP.  



Como voces podem ver, meu roteador possui IP 10.1.1.1 e minha maquina com o Linux irá ficar no IP 10.1.1.2.  No gateway configurei o IP de meu Modem (acessado pela outra placa da rede).

Note que o número de mascara de rede 255.255.255.0 precisa ser o mesmo que esta configurado no seu roteador, senao as redes ficarao fora da mascara e não se "enxergarão".


3) Libere o acesso ao compartilhamento de rede Nat no IPTABLES

Abra o terminal e digite:

$ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

$ sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

*note que o eth0 é o nome da interface que está conectado ao modem.


Após isso em um dos outros micros de sua rede teste o acesso. Aqui funcionou :)


Adaptado de: http://myhowtosandprojects.blogspot.com/2009/01/sharing-internet-on-linux.html  e  http://www.ubuntugeek.com/sharing-internet-connection-in-ubuntu.html

Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Cara, parabéns. Consegui resolver meu problema. Obrigado.