Ticker

6/recent/ticker-posts

BACKUP e Sincronização

Quando eu comecei a trabalhar com computadores, eu me deparei com um problema que antes eu não tinha: Como carregar arquivos entre diferentes locais de trabalho?

Meu tipo de trabalho envolve editar arquivos grandes. Um projeto simples, com 10 ou 15 componentes passa fácil de 100MB, o que inviabiliza ficar mandando por email.

Durante muito tempo, me bastou ter um CDRW – eles eram caros, lentos e vivam dando problema -  que foi substituído por um pendrive - o primeiro que comprei tinha 128MB, o último 16GB - e eu conseguia suprir essa necessidade.

Ao começar a usar notebook para estudo, comecei a fazer cópias dos “meus documentos” e levar para lá e para cá. Aposto que vocês sabem aonde eu vou chegar…


Eu me perdi nos arquivos.


Versões diferentes, no computador Desktop, nos pendrives e no notebook. E quando tudo parecia perdido achei que um HD Externo resolveria o problema.

Estava errado.

Era mais um lugar para eu “perder” arquivos. Me perguntar “aonde foi que eu salvei tal arquivo” se tornou algo comum. E ficar procurando entre pendrives, notebook e hd externo era algo mais comum ainda :(

Procurei por alguns programas de sincronização até que achei um bom e grátis. O SyncToy da Microsoft (pasmem! Bom e GRATIS!). Usando ele você pode definir diretorios que devem permanecerem sincronizados e ao rodar a sincronia ele fará um apanhado dos dispositivos e os deixará iguais.

É uma ferramenta simples e funcional. Roda em Windows e exige o .NET.

Nesse meu retorno ao Linux foi uma das ferramentas que começou a fazer falta. Chegou a ponto de eu entrar no windows apenas para rodar o Sync. Quando vc se acostuma com uma facilidade dessas é fogo :P

Então fui procurar uma ferramenta para o Ubuntu aqui com esse mesmo foco em mente: Tem que ser simples, e ser funcional.  E eu achei :) 


Vantagens: Completo de opções, relativamente rápido de executar, permite rodar entre partições FAT/NTFS/Linux, Permite várias tarefas de sincronia (eu tenho mais de 5!), permite rodar em modo “simulação” para você testar sua configuração.

Desvantagens: Abandonado pelos desenvolvedores. Funciona bem, mas está orfão :(


Como instalar (Ubuntu):

sudo apt-get install luckybackup


Agora vocês podem configurar cada “tarefa” de sincronia ou backup, ou fazerem uma tarefa que pegue tudo, se no seu caso estiver tudo no mesmo HD de origem.

No meu caso, os arquivos estão em várias partições, então tive que construir várias tarefas. Vejam:




Notem também que é obrigatório marcar a opção “Destino é FAT/NTFS” caso seja o caso.

Postar um comentário

0 Comentários