Dica: Configurando a Internet

domingo, 15 de abril de 2007

Muito bem. Já instalamos o Ubuntu, iniciamos e tudo está funcionando. E agora?

Vamos ao ato de pós instalação mais executado de todos: Instalar a Internet.

Se vc tem uma Web PPP (via rede), ela deverá se instalar automaticamente, sem que você precise fazer nada. Agora, se a sua conexão é PPPOE (internet adsl com autenticação) o método explicado aqui hoje é para você. Internet Dial-up é um assunto compĺicado no Linux então fica para outra hora.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

A primeira coisa a se fazer é abrir o Terminal (Menu -> Acessórios -> Terminal). Após isso, vc pode se logar como root (usando o comando sudo su) ou executar o comando usando o prefixo sudo + comando.

De qualquer forma, o comando será pppoeconf

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Na primeira tela será informado em quais interfaces de rede o programa irá procurar sobre a conexão. Clique em Yes. A próxima tela exibirá algumas informações. Clique em Yes também.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Nesta tela será pedido o login e a senha do seu provedor de ADSL. Fique atento: Na hora de colocar a senha, ela irá aparecer como texto e não como *****.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
E a penultima tela irá perguntar se você aceita que os DNS sejam automaticamente ajustados. Aceite a opção. Clique em Ok na última tela e pronto!

Acesso a web, via conexão PPPOE, configurado e ajustado para inicar junto com o computador :-)

1 comentários:

Phoenix disse...

Muito bom, muito bom. :)
Por aqui, como é em rede, não preciso utilizar essa config., mas muita gente por aí, utiliza o modem em modo Bridge (sem estar roteado) ou não tem um switch e/ou roteador em casa.
Por isso mesmo, a dica é válida, com certeza.
Quanto aos 56k, realmente é uma questão para se debater com mais calma.
Abraços!