Ticker

6/recent/ticker-posts

Gestão de Projetos (OpenProj - MSProject)

Ola. o/

Algum tempo atrás concluí um curso de Gestão de Projetos e outro de PMI e fiquei de fazer um artigo sobre os softwares de gestão (MSProject para o Janelas e OpenProj para GNU/Linux).

Existem outras soluções e cabe a cada um avaliar e se utilizar daquela que melhor lhe atender (sempre legalizada, claro).

Bom, em primeiro lugar, gestão de projetos é muito mais do que utilizar softwares ou sistemas prontos. Existe toda uma filosofia e estruturação que devem ser seguidas para que de fato exista algo a ser gerenciado, e a partir daí, alimentado, controlado, etc.

Posso afirmar que qualquer tarefa pode (e deveria) ser gerida de alguma maneira (que lhe torne mais perfeita, mais próxima de alcançar o objetivo). É possível por exemplo, gerenciar suas tarefas diárias, suas principais ações no trabalho, na Faculdade, etc. É óbvio que nesses casos, você será o próprio GP (Gerente de Projetos) e também aquele que irá alimentar o sistema, bem como aquele que irá manipular e por fim, aquele que irá praticar de fato a ação (talvez por isso, não seja tão fácil, quanto 'na vida real', onde existem profissionais específicos para cada situação).

Um projeto, basicamente deve ter: Planejamento do escopo, Definição do escopo, das tarefas, Planejamento de recursos, Sequenciamento, Estimativa, desenvolvimento de cronogramas, de atividades, entre outras coisas.
Aplicando isso aos softwares, é o mesmo que 'desenhar' a estrutura da tarefa de maneira a exibir estatísticas, relatórios, cálculos, custos, andamento, etc.

Não vou entrar no mérito dos programas, já que quem possui algum conhecimento, vai se sair relativamente bem (dispendendo algum tempo para isso, claro).

De forma simples, a criação de um projeto (dentro dos softwares) se baseia na criação de tarefas (que podem ou não depender de outras, para ter início ou fim), com data de ínicio e fim, com custos, com materiais a serem utilizados, etc. Após a criação de algumas, será possível a visualização de forma mais holística, com os gráficos em rede (fluxograma), WBS, Gant/Pert/CPM, ou mais macros com histogramas, etc. Esse ponto depende muito do projeto inicial, então não existe uma fórmula exata, e sim, melhores práticas, afim de atingir o objetivo central, por isso mesmo, será uma variável constante.

Qual é melhor dentre os softwares ? Depende. Seria leviano falar mal do MSProject. É um excelente produto, assim como o é o Primavera e como eu considero o OpenProj (que eu uso). A questão gira em torno do custo e das ferramentas que você realmente necessita. Repito, utilize aquela que você melhor se adaptar, porém, legalizada. ;)

Bom, de certa forma, era o que eu queria dizer. Apenas uma explanação sobre essa tal 'Gestão de Projetos'. Em síntese, recomendo sua adoção, não só profissionalmente falando, mas também na sua vida pessoal e também, não só em se tratando da utilização dos softwares em si, mas aplicar as práticas como conduta, comportamento, controle. Particularmente, venho adotando e posso dizer que me trouxe grandes benefícios e visões diferenciadas, a nível de tarefas, sistemas, enfim, gerenciamentos em geral, tanto na Empresa, quanto na vida particular.

Me coloco a disposição para maiores dúvidas a respeito ou mesmo estar retomando o tema em artigos futuros.

[]'s

Postar um comentário

2 Comentários

Anônimo disse…
Olá, gostei do texto =) Mas acabou falando mais de projetos do que dos softwares (que é nome do texto). Eu nçao entendo muito ainda da utilização dos softwares, mas estou preparando uma comparação entre o MSProjetc e o OpenProj, mas eu acho que também vou falar do dotProject e algum outro web, afinal desktop é coisa do passado, o futuro está na web =)

Abraços

InFog
Unknown disse…
Olá eu também sou usuária do OpenProj - gostaria de trocar conhecimento com você.
Favor entrar em contato comigo: cleomattoseng@gmail.com

Grata

Cleomattos