O PySDM resolve isso.
Abaixo segue trechos de um artigo do Make Tech Easier (em uma tradução livre) sobre o PySM. Recomendo ver o artigo na íntegra também.
Quem está usando o Ubuntu em dualboot com windows já deve saber que ele reconhece, acessa e escreve em partições NTFS sem problemas. O que incomoda é que o sistema não monta as partições automaticamente. Então, todas as vezes que você precisar acessar uma partição NTFS, primeiro você deverá acessá-la via Naitulus, entrar com a senha do root e montá-la antes do acesso.Uma forma de corrigir isso é fazer o ubuntu montar essas partições durante o boot. Essa modificação pode ser feita fazendo alterações no arquivo FSTAB, mas isso envolve acesso via terminal e edição de arquivos do sistema. O que pode ser um grande problema para iniciantes, porque uma alteração incorreta no FSTAB pode até fazer com que o seu sistema não inicie mais.
Para proceder com a alteração de forma simples, podemos instalar a aplicação PySDM, e acessar o "Storage Device Manager" (Gerenciador de Dispositivos de Armazenamento) com uma interface mais amigável.
Para instalar o PySDM, você pode ir via Synaptic (menu Sistema -> Administração -> Synaptic) e pesquisar sobre o programa lá e proceder com a instalação (3 ou 4 cliques). também há o método apt-get (que pode ser feito via terminal).
sudo apt-get install pysdmApós a instalação vá em Sistema -> Administração -> Storage Device Manager.
As partições aparecerão na lista à esquerda do programa.
Para identificar quais são as partições NTFS clique em uma partição é veja o campo Type Field. Ele irá informar qual o tipo de arquivo da partição.
Ao localizar uma partição NTFS, clique no botão Assistant.
Marque a caixa "The File system is mounted at boot time".
E desmarque a caixa "Mount file system in read only mode" se você quiser que a partição seja montada como leitura e escrita.
Clique OK e em Apply para salvar as modificações.
Na próxima vez que o computador for reiniciado, suas partições NTFS serão montadas na inicialização.
Créditos: Make Tech Easier
2 Comentários
É possível fazer tudo no fstab, mas é sempre importante novas soluções que visam facilitar a vida de quem está chegando.
Parabéns!
Vlw ae brow vo reiniciar aqui e ver se funfo.
Thanks for all! ;)