Ticker

6/recent/ticker-posts

HJSplit

Olá.
Postando na íntegra um tutorial do Sr. Aloízio.

HJSplit no Ubuntu

Instalando HJSplit e criando um lançador no Menu: Aplicativos > Acessórios > HJSplit.

Muitos tem perguntado como juntar partes de filmes, musicas, etc... divididos em pequenos arquivos. São muitas as sugestões, em Linux a maioria são via comando. Vamos conhecer as formas gráficas.

No caso de arquivos divididos e comprimidos (.rar ) , estando todos os pacotes na mesma pasta, basta extrair o primeiro arquivo (Extrair aqui) e os demais serão juntados, gerando um novo arquivo completo.

E se o arquivo foi dividido com o HJSplit ?

Este aplicativo não será instalado, é executável com Java. Se já tiver o Sun Java 6 Runtime instalado (se não tiver, instale) baixe o arquivo - hjsplit g.jar - neste sitio http://www.freebyte.com/hjsplit/ em HJSplit for Java. Não descompacte o arquivo, clique com botão direito do mouse sobre o arquivo baixado e em propriedades, na aba “Permissões”, marque Permitir execução do arquivo como um programa e na aba “Abrir com”, marque Sun Java 6 Runtime. Pronto, basta dar dois cliques no arquivo e o programa sera aberto para uso. Convenhamos, ter um arquivo compactado para executar um programa é chato, vamos criar um lançador no Menu: Aplicativos >Acessórios.

Crie na sua pasta Home (Pasta pessoal) uma nova pasta, mova o arquivo para dentro dela, não descompacte, dê um nome a esta pasta, sugiro nome ( .Hjsplit ), isso mesmo, com um ponto antes do nome para oculta-la na sua pasta Home, feche a pasta, pronto, a nova pasta com o arquivo dentro já está oculta.

Vamos criar um lançador.

No painel, clique com botão direito do mouse sobre um dos menus e escolha - Editar Menus ou Sistema>Preferencia>Menu principal. Na janela que se abre, na coluna esquerda clique em Acessórios para mostrar todos os itens, vamos criar um novo item, na coluna direita, clique em “Novo item” será aberto o aplicativo Criar lançador, em Tipo: mude para Aplicativo, em Nome: escreva HJSplit (ou outro nome que você quer que apareça no menu), em Comando: clique em navegar, será aberta uma janela de navegação, parecida com uma pasta, mostrando todas as pastas ocultas, (se não aparecer, clique com botão direito e marque “Mostrar arquivos ocultos”) veja que a pasta .HJSplit está entre elas, selecione esta pasta clicando nela e depois, abaixo da janela em Abrir, e mais uma vez clique Abrir (ou clique duas vezes na pasta e duas vezes no arquivo, é a mesma coisa), pronto o caminho foi copiado no Criar lançador, em Comentário: escreva: Juntar e separar arquivos, (para mudar o ícone, estando ainda em Criar lançador, de um clique no ícone atual e escolha um a seu gosto). Feche tudo, seu novo item foi criado e pronto para uso em: Aplicativos > Acessórios > HJSplit ou outro nome que tenha dado.

No caso de arquivos com extensão .0 .1 .2... e assim por diante provavelmente foram divididos com outro programa chamado Hacha, muito usado na Europa, para o linux ele se chama Hoz, abra o Synaptic e instale o hoz-gui (modo gráfico). Este programa não cria uma entrada no menu, para inicia-lo, abra o terminal e escreva “ghoz” sem aspas. Para coloca-lo no menu, clique com botão direito do mouse na área de trabalho e escolha “Criar lançador” e proceda como acima, dê um nome e em comando coloque ghoz , o programa estará em Aplicativos >Acessórios > Ghoz em Espanhol e fácil de usar.

Divirta-se.

[]s

Postar um comentário

4 Comentários

Anônimo disse…
excelente tutorial pois se eu consegui instalar,juntar os arquivos e ainda criar um lan;ador , todos conseguirao. obrigado
andrednz disse…
Tutorial perfeito! Fui tentar usar a CENTRAL DE PROGRAMAS UBUNTU pro Lucid Lynx, instalei o tal "lxsplit". O programa não apareceu em nenhum menu e o comando não funcionou pelo terminal. Você deu o caminho das pedras em passos muito simples e bem explicados. Parabéns, meu camarada! Grande abraço!!!
Anônimo disse…
Perfeito esse tutorial!
Tentei pela central do Ubuntu e nada.
valeu cara, grande abraço.
lucaudio disse…
Olá. Meu nome é Luiz Claudio.

O Phoenix postou esse tutorial do Sr. Aloízio, que é o máximo. Parabéns a todos pela dica. Gostei do site. Vou fazer um tutorial e, assim que estiver pronto, vou postar.

Obrigado mesmo!