Ticker

6/recent/ticker-posts

Montar partições NTFS automaticamente (Ubuntu e similares)

Para quem ainda precisa manter instalações em Dual Boot com Windows e para aqueles que estão vindo do sistema da microsoft para o mundo livre, é comum ter algumas partições NTFS (eu, por exemplo, tenho várias). Uma das coisas que atrapalha no começo é descobrir como fazer o sistema montar automaticamente as partições, sem precisar correr o risco de alterar arquivos de configurações cabeludos ou pouco transparentes.

O PySDM resolve isso.

Abaixo segue trechos de um artigo do Make Tech Easier (em uma tradução livre) sobre o PySM. Recomendo ver o artigo na íntegra também.

Quem está usando o Ubuntu em dualboot com windows já deve saber que ele reconhece, acessa e escreve em partições NTFS sem problemas. O que incomoda é que o sistema não monta as partições automaticamente. Então, todas as vezes que você precisar acessar uma partição NTFS, primeiro você deverá acessá-la via Naitulus, entrar com a senha do root e montá-la antes do acesso.


Uma forma de corrigir isso é fazer o ubuntu montar essas partições durante o boot. Essa modificação pode ser feita fazendo alterações no arquivo FSTAB, mas isso envolve acesso via terminal e edição de arquivos do sistema. O que pode ser um grande problema para iniciantes, porque uma alteração incorreta no FSTAB pode até fazer com que o seu sistema não inicie mais.


Para proceder com a alteração de forma simples, podemos instalar a aplicação PySDM, e acessar o "Storage Device Manager" (Gerenciador de Dispositivos de Armazenamento) com uma interface mais amigável.


Para instalar o PySDM, você pode ir via Synaptic (menu Sistema -> Administração -> Synaptic) e pesquisar sobre o programa lá e proceder com a instalação (3 ou 4 cliques). também há o método apt-get (que pode ser feito via terminal).


sudo
apt-get install pysdm

Após a instalação vá em Sistema -> Administração -> Storage Device Manager.


As partições aparecerão na lista à esquerda do programa.



Para identificar quais são as partições NTFS clique em uma partição é veja o campo Type Field. Ele irá informar qual o tipo de arquivo da partição.



Ao localizar uma partição NTFS, clique no botão Assistant.



Marque a caixa "The File system is mounted at boot time".

E desmarque a caixa "Mount file system in read only mode" se você quiser que a partição seja montada como leitura e escrita.



Clique OK e em Apply para salvar as modificações.

Na próxima vez que o computador for reiniciado, suas partições NTFS serão montadas na inicialização.


Créditos: Make Tech Easier

Postar um comentário

2 Comentários

Phoenix disse…
Muito bom.

É possível fazer tudo no fstab, mas é sempre importante novas soluções que visam facilitar a vida de quem está chegando.

Parabéns!
Mandrake disse…
Eu ia fazer no fstab, mas ai vi esse barato.

Vlw ae brow vo reiniciar aqui e ver se funfo.

Thanks for all! ;)